Diferenças entre pisos homogêneos em mantas

Pisos vinílicos homogêneos são revestimentos em mantas ou placas, compostos basicamente por carga mineral, PVC, plastificante, pigmentos e aditivos. São compactos, geralmente com 2mm de espessura e padrões mesclados, direcionais ou não-direcionais.

 

As categorias de pisos homogêneos em mantas na Tarkett são definidas pela quantidade e pela qualidade do PVC + plastificante e das cargas minerais, além do tratamento de superfície.

 

Categoria Plus: menor quantidade de PVC + plastificante e maior quantidade de carga mineral, resultando em um piso mais pesado e mais poroso. O tratamento de superfície, acrílico ou PUR, protege o piso durante a obra e, antes do início de seu uso, ele deve ser encerado com cera acrílica, em quantidade de demãos e reaplicação de acordo com o tráfego do local.

 

Categoria Premium: quantidades equilibradas de PVC + plastificante e cargas minerais. O PUR Reforçado do tratamento de superfície e o tipo de carga mineral utilizado (com granulometria inferior à da categoria Plus) fazem com que a porosidade do revestimento seja menor e, portanto, não é necessário o enceramento.

 

Categoria iQ: maior quantidade de PVC + plastificante, menos cargas minerais. O poliuretano do tratamento de superfície, mais duro que das categorias anteriores mas flexível para acompanhar a movimentação do piso, aliado às cargas minerais micronizadas, permite a recuperação da superfície com processo de polimento a seco (dry-buffing) em caso de riscos e arranhões leves. A recuperação se dá pelo aquecimento da superfície, utilizando-se enceradeira industrial high-speed com rotação média de 750rpm. Além disso, por ser um poliuretano flexível, durante o aquecimento do piso em rodapés curvos ou na solda nas juntas a superfície não apresentará craquelamento. Sua superfície mais lisa e menos porosa é responsável, também, por uma alta resistência a manchas e produtos químicos.

 

Importante salientar que as três categorias, Plus, Premium e iQ, são recomendadas para ambientes de alto tráfego, classes 34 e 43, conforme norma técnica. Porém, a tecnologia presente em cada uma delas é que proporciona os diferenciais na manutenção dos pisos, que poderá ser mais cara, no caso da categoria Plus devido à necessidade frequente de enceramento, ou mais barata, no caso da categoria iQ. Em média, o valor de um piso de categoria Plus mais 30 meses de manutenção com enceramento equivalem ao preço de um piso iQ.


Para saber mais sobre os procedimentos de conservação e limpeza dos pisos homogêneos em mantas da Tarkett, acesse os links abaixo:

- Conservação e Limpeza Linha Plus

- Conservação e Limpeza Linha Premium

- Conservação e Limpeza Linha iQ

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.