Instalação sobre contrapiso com umidade

Umidade residual de secagem

De acordo com a NBR 14917, a umidade residual máxima do contrapiso para a instalação de pisos vinílicos é de 2,5%. Esse é o nível de umidade ideal de um contrapiso de cimento já seco e curado.

Caso o contrapiso apresente níveis de umidade superiores a esse índice, recomendamos que o ambiente seja ventilado natural ou mecanicamente, e nova medição seja realizada após 48h. Se o nível tiver reduzido mas ainda assim não tiver chegado ao máximo de 2,5%, aguarde mais alguns dias e mantenha o ambiente ventilado. Meça novamente e só instale o piso quando a umidade estiver igual ou abaixo de 2,5%. Se o índice não ceder após a ventilação do local, entre em contato com uma empresa de impermeabilização.

Se tiver utilizado autonivelante que não seja de secagem rápida, somente realize a instalação após a completa secagem, que pode variar de 24h a 72h. Meça a umidade antes de realizar a instalação. A Tarkomassa Autonivelante tem secagem rápida e permite a instalação após 3h - porém, não podemos garantir que outros autonivelantes tenham o mesmo desempenho. Verifique as especificações do autonivelante que está utilizando diretamente com o fabricante.


Umidade ascendente

Em contrapiso térreo sem impermeabilização é muito comum que a umidade apareça nos cantos e bases das paredes, por vezes subindo além dos rodapés. Esse tipo de umidade é bastante comum e pode ser identificada por mofo, bolor, descascamento e bolhas na tinta. Nesse caso é necessário identificar a causa raiz e realizar um projeto de impermeabilização e, provavelmente, um novo contrapiso. Aguarde o tempo de cura, que normalmente é de 7 dias por centímetro de contrapiso, e realize a medição de umidade antes da instalação do piso vinílico.


Problemas quando a instalação é feita sobre contrapiso com umidade

1. Descolamento: devido à água que fica na superfície do contrapiso ou do autonivelante, o adesivo não seca e, portanto, não cola adequadamente o piso.

2. Empenamento: como o piso não fica devidamente colado ou, no caso dos clicados, a temperatura estará sempre mais baixa do que o recomendado pela norma devido à umidade, o piso poderá empenar.

3. Bolhas: a água tentará evaporar de alguma maneira, fazendo com que o piso levante em alguns pontos. O aspecto é de uma bolha na superfície do piso.

4. Retração: devido à temperatura mais baixa causada pela umidade, o piso ficará constantemente retraído e frestas maiores do que o comum poderão aparecer.


Caso tenha dúvidas sobre esse tema, entre em contato com a Tarkett abrindo um ticket neste portal ou através do 0800 011 91 22.

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.