Os pisos Tarkett possuem bactericida em sua composição?

Batericidas, microbicidas ou germicidas fazem parte do termo mais abrangente "biocidas". E eles são um tema controverso.

Como um player eco-responsável, a Tarkett decidiu interromper o uso de biocidas quando não fosse necessário.

Esta decisão foi tomada:

• Para evitar contribuir para a resistência dos microorganismos

• Para prevenir qualquer impacto potencial prejudicial à saúde das pessoas e ao meio ambiente.


USO DE BIOCIDAS EM PISOS: SEM EVIDÊNCIAS DE BENEFÍCIO

1. Os biocidas não são necessários: embora haja uma variedade de produtos impregnados com biocidas (como pisos e revestimentos de parede, tintas e cortinas), não há, no momento, dados definitivos para apoiar sua eficácia na redução de infecções em áreas de saúde;

2. A facilidade de limpeza dos materiais e a limpeza adequada são componentes essenciais para o Controle de Prevenção de Infecções (a).

3. Testes frequentemente usados, como ISO 22196 (com base na norma JIS2801), são considerados inadequados para superfícies antimicrobianas devido a condições experimentais artificiais, incluindo altas temperaturas de 37 °C, umidade relativa elevada de 100% e uma apresentação líquida direta da cultura bacteriana (b) longe das reais condições de uso.

IMPACTO NA SAÚDE HUMANA E NO MEIO AMBIENTE

4. Os biocidas podem aumentar o risco de bactérias multirresistentes (Super Bugs) que não respondam a tratamentos médicos. O SCENIHR (Comitê Científico sobre Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados) afirma que: há preocupação de que o uso generalizado de biocidas possa levar à proliferação de bactérias nocivas que são resistentes a biocidas e antibióticos (c).

5. A resistência microbiana é uma grande ameaça à saúde pública que pode levar a 10 milhões de mortes por ano em 2050 (d).

4. Na Europa, 2/3 das 37.000 mortes causadas por infecções adquiridas nos cuidados de saúde são devidas a bactérias multirresistentes (e).

REGULAMENTAÇÃO EUROPEIA E A POSIÇÃO DA TARKETT

6. Os produtos tratados com biocidas nem sempre são anunciados de forma clara ou precisa. A rotulagem na Europa é sempre necessária quando há biocida na composição, conforme especificado no Artigo 58 do Regulamento sobre Produtos Biocidas (BPR).

7. Em 2013, a Tarkett decidiu deixar de adicionar biocidas em sua produção de pisos devido à demanda dos clientes, ineficácia de usá-los e, a própria posição ambiental da Tarkett de usar "Materiais Seguros" que não têm impacto negativo sobre os humanos ou o meio ambiente.

8. Para ir mais longe e contribuir para o desenvolvimento e difusão de boas práticas, em 2020 a Tarkett aderiu ao programa Clean Hospitals, com o objetivo de contribuir para a melhoria da higiene ambiental dos ambientes hospitalares, promovendo protocolos de limpeza inovadores, eficazes e sustentáveis por meio de uma abordagem baseada em evidências científicas.


Fontes:

(a) Health Building Note 00-09: Infection control in the built environment - Department of Health UK

(b) Ojeil M, Jermann C, Holah J, Denyer SP, Maillard JY. Evaluation of new in vitro efficacy test for antimicrobial surface activity reflecting UK hospital conditions.

(c) Scientific Committee on Emerging and Newly Identified Health Risks (SCENIHR): «Assessment of the Antibiotic Resistance Effects of Biocides (2009)» https://ec.europa.eu/health/scientific_committees/opinions_layman/en/biocides-antibiotic-resistance/biocides-antibiotic-resistance-greenfacts.pdf

(d) No time to wait: securing the future from drug-resistant infections https://www.who.int/antimicrobial-resistance/interagency-coordination-group/IACG_final_report_EN.pdf?ua=1

(e) https://www.ecdc.europa.eu/en/about-us/who-we-are/disease-programmes/antimicrobial-resistance-and-healthcare-associated

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.