Qual a diferença entre o piso vinílico e o piso laminado?

Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina. 

Essa diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto flexível.

Acústica 

A acústica é uma das principais diferenças entre laminados e vinílicos. 

Por ser um produto rígido, o laminado propaga o som ao caminhar: é o famoso “toc-toc”. Em alguns casos é recomendado instalar uma manta acústica embaixo do laminado para que os vizinhos do andar de baixo não se incomodem com o barulho dos passos, mas ainda assim a reverberação do som no ambiente acaba não sendo completamente atenuada. 

Já o piso vinílico, como é flexível, tem uma absorção acústica maior. No mercado é possível encontrar opções com absorção do som ao impacto de até 19dB. 

Manutenção 

Por se tratar de materiais derivados da madeira, os laminados não podem ter contato com água durante a limpeza, caso contrário poderá ocorrer estufamento e apodrecimento do revestimento.   

No caso dos pisos vinílicos, os pisos colados podem ser lavados com água e detergente neutro, porém não é recomendado deixar o piso submerso na água por longos períodos, pois isso pode ocasionar o descolamento de algumas placas ou réguas. Já para a opção de piso vinílico clicado não é indicada a lavagem, basta apenas passar um pano úmido ou mop com água e detergente. 

Formatos 

Os pisos vinílicos estão disponíveis em diversos formatos, como: mantas, réguas, placas e outras formas geométricas.  

Para explicar melhor: os formatos geométricos são modulares, ou seja, pisos em módulos que contêm junta seca (as emendas das peças ficam encostadas umas às outras). Já o formato manta é monolítico e a união das peças é feita com um cordão de solda ou adesivo específico, formando um produto único.  

Este tipo de piso é mais indicado para ambientes hospitalares, que necessitam de cuidados especiais com limpeza e manutenção, mas também é possível encontrar mantas vinílicas residenciais e comerciais. 

Os pisos laminados geralmente estão disponíveis apenas em placas ou réguas, já que são apenas modulares.

Texturas 

As texturas dos vinílicos são diversas, desde as rústicas bem típicas da madeira até a linha mais contemporânea com relevos do cimento.    

Os pisos laminados, por sua vez, estão disponíveis nos formatos régua e placa e, assim como os vinílicos, possuem diversas texturas e cores que simulam madeira, concreto e pedras. 

O que o piso laminado e piso vinílico têm em comum?  

Conforto térmico com certeza é uma propriedade que os dois produtos têm a seu favor. Ambos os pisos são considerados atérmicos, ou seja, eles não se influenciam com a temperatura exterior. Assim, você não vai sentir desconforto ao caminhar com os pés descalços no inverno, e nem sentir o ambiente quente e abafado em um dia de calor intenso.  

Além disso, são produtos com longa durabilidade e de fácil instalação e manutenção, portanto são muito práticos de manter na correria do dia a dia.  

Em quais ambientes instalá-los?  

A instalação do pisos laminado é indicada para áreas residenciais de média circulação, como: quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego. Já os vinílicos, por terem uma variedade maior de formatos e resistência, são indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais. 

Além disso, uma das vantagens dos vinílicos é a instalação em grandes áreas sem necessidade de uso de perfis de transição ou dilatação, como exige o laminado. Dessa forma, o visual fica mais limpo e a manutenção mais simples.

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.